Rio -  Começa a funcionar nesta terça-feira mais um corredor exclusivo de ônibus BRS, desta vez na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Passageiros precisam observar os novos pontos de embarque e desembarque nas pistas centrais da via, no trecho entre a descida do Trevo das Forças Armadas e a Candelária. Motoristas devem ficar atentos à fiscalização.

Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia

Após a primeira semana, câmeras de monitoramento vão multar quem descumprir o itinerário, das 6h às 21h. Nos sábados, domingos e feriados, a pista é liberada. Nas pistas laterais, a mudança deve ser feita em até 15 dias.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o BRS vai reduzir em 15% a frota de ônibus na região. O serviço será oferecido por 187 linhas ao longo de 3,5 km. Outras 25 terão o itinerário modificado. Uma delas é a linha intermunicipal que liga Alcântara, em São Gonçalo, a Botafogo, na Zona Sul do Rio, que não circulará mais pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas para entrar no Túnel Santa Bárbara. O acesso será pela Avenida 31 de Março.

Ônibus municipais vão parar em 17 pontos e os intermunicipais, em seis. Haverá paradas com placas identificando os corredores já implantados em 24 km da cidade. Táxis podem circular pelas faixas azuis das pistas centrais ou fora delas, mas só podem parar para pegar passageiros nas laterais da via. O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e o município vão manter equipes de plantão lá para tirar dúvidas esta semana.